PRIORIDADES E PROPOSTAS

PRIORIDADES E PROPOSTAS

1- Para zerar a fila da saúde em São Paulo!
Chega de filas! Ao lado de Guilherme Boulos, vamos criar 16 unidades do Poupatempo da Saúde espalhadas pela cidade para consultas e exames. Facilitando o acesso à saúde, principalmente nas regiões periféricas, sem que as pessoas tenham que esperar meses por atendimento.

2- Médico especialista na porta de casa

Ninguém mais vai precisar atravessar a cidade para ter acesso a médicos especializados. Com o Programa Mais Médicos Especialidades, levaremos mais médicos especialistas para as áreas onde o nosso povo mais precisa, especialmente nas periferias.

3- Remédio sem falta!
Ninguém pode ficar sem o remédio que precisa, principalmente quem mora longe dos grandes centros. Por isso, vamos atuar para garantir que sempre haja remédios disponíveis para quem mais precisa, desde o postinho até a farmácia popular.

4- Educação Integral
A escola precisa ser um lugar de aprendizado, e também de convivência, desenvolvimento, de prática de esportes, contato com a cultura e lazer. Criança que fica mais tempo na escola passa menos tempo na rua.

5- Mutirão da Alfabetização
Todo mundo tem o direito de aprender a ler e escrever, independentemente da idade ou de onde mora. A alfabetização, além de trazer dignidade, amplia horizontes, cria novas oportunidades e melhora a autoestima. Por isso, vamos trabalhar para criar um mutirão para ensinar jovens e adultos a ler e escrever, em parceria com entidades.

6- A valorização da educação começa com o profissional da educação!

Para educar e cuidar de uma criança é preciso toda uma comunidade. Para que nossos estudantes tenham uma educação de qualidade, é fundamental investir na formação e melhorar o salário dos professores e gestores das escolas públicas.

7- Escola de portas abertas!
A comunidade escolar também se faz com pais, mães, responsáveis e todos aqueles que zelam e se preocupam com os espaços de ensino. Abrir as portas das escolas é uma forma de integrar e ampliar o laço entre a comunidade e as salas de aula.

8- Novos CEUs
Junto de Boulos e Marta, vamos criar novos CEUs, um dos maiores legados da gestão de Marta Suplicy, principalmente nas periferias, com foco em educação, cultura e lazer para as nossas crianças e jovens.

9- Educação Infantil de Qualidade
Uma educação de qualidade começa desde cedo, com desenvolvimento e aprendizado. Vamos trabalhar para melhorar os Centros de Educação Infantil (CEIs) municipais, garantindo que as crianças tenham acesso a ambientes seguros e completos.

10- Centros de Oportunidades
Vamos trabalhar para construir os Centros de Oportunidades, espaços pensados para desenvolver, capacitar e gerar emprego e renda para jovens a partir dos 15 anos, com oportunidades de formação profissional nas áreas mais promissoras do mercado de trabalho.

11- Tarifa Zero pra Geral!
Vamos ampliar a Tarifa Zero no transporte público, melhorando a qualidade de toda a frota de ônibus. A mobilidade urbana é um direito, e o transporte público gratuito vai garantir o nosso povo das regiões mais afastadas a se mover pela cidade sem gastar mais por isso.

12- Transporte Escolar Gratuito!
O Vai e Volta foi uma das maiores políticas públicas de Marta Suplicy. Vamos trabalhar para ampliar e fazer essa iniciativa alcançar ainda mais crianças e famílias, trazendo segurança e diminuindo o abandono escolar.

13- Enfrentamento a enchentes e deslizamentos!
Enchente e tragédias climáticas se previnem! Vamos trabalhar por um plano municipal de drenagem com execução de obras de infraestrutura para previnir nossas favelas e periferias dos desastres climáticos, que têm se tornado cada vez mais frequentes.

14- Periferia Viva: Urbanização e Melhoria Habitacional
Todo mundo merece morar em um lugar digno e seguro. Nosso trabalho é para oferecer infraestrutura, saneamento, pavimentação e segurança para as moradias do nosso povo nas regiões periféricas e mais precárias.

15- Regularização de Moradias
Ao lado de Guilherme Boulos, vamos trabalhar para garantir títulos de posse para 250 mil famílias em áreas periféricas e favelas, trazendo segurança e estabilidade para quem mora nessas regiões, garantindo o direito à moradia.

16- Emprego e Renda para a População em Situação de Rua
A população de rua tem direito ao recomeço e a uma vida digna. Vamos criar iniciativas que ofereçam capacitação, emprego, renda e qualidade de vida para quem vive nas ruas.

17- Mais Crédito para o povo das favelas!
Fazer o dinheiro chegar e circular nas favelas é fortalecer a economia criativa que faz as periferias pulsarem. Vamos facilitar o acesso ao crédito, incentivando o empreendedorismo local, ao lado de Guilherme Boulos, atuando para criar uma Agência Municipal de Crédito.

18- Regularizar o Trabalho Informal
Vamos trabalhar para regularizar e fortalecer o comércio informal, sem prejudicar os comerciantes e ambulantes, garantindo a proteção do trabalho de quem sustenta a família na informalidade.

19- Assistência Social no Orçamento!
Os serviços de Assistência Social são fundamentais para garantir apoio a quem mais precisa. Vamos trabalhar para aumentar o orçamento desse setor, focando nos indicadores de maior necessidade.

20- Cidade Rica é cidade sem Fome!
Não podemos aceitar que haja gente passando fome na cidade mais rica da América Latina. Vamos garantir que ninguém passe fome em São Paulo, especialmente nas periferias, ampliando e fortalecendo as cozinhas solidárias, os restaurantes, sacolões e mercados populares.

21- Programa de Hortas Urbanas
Vamos apoiar e incentivar iniciativas de hortas urbanas nas periferias, com o apoio de cooperativas locais, para fortalecer os pequenos produtores que produzem e comercializam alimentos, contribuindo para a segurança alimentar e potencializando a economia das comunidades de cada região.

22- Comida Boa e de Qualidade
Vamos ampliar o consumo de alimentos saudáveis na merenda escolar e em serviços municipais. Também vamos estimular a produção de alimentos orgânicos vindos da agricultura familiar das regiões rurais da cidade, aproximando pequenos e médios produtores das regiões periféricas, fortalecendo feiras, redes comunitárias e mercados locais.

23- Cultura no Orçamento!
Junto à prefeitura e à Secretaria Municipal de Cultura, vamos apoiar a ampliação do orçamento para expandir recursos, programas e leis de incentivo, além de projetos e ações culturais, principalmente vindos e destinados às periferias.

24- Cultura Periférica Viva!
Vamos garantir o acesso e a preservação dos espaços culturais já existentes, além de contribuir para a valorização da cultura negra, periférica e popular em todas as suas frentes, trazendo a cultura para mais perto de quem está longe do centro.

25- A Cultura é do Povo!
A cultura é um direito nosso! Ela precisa ser acessível a todas as pessoas, em todas as regiões da cidade. Vamos apoiar eventos de rua como o Carnaval e a Virada Cultural, levando esses eventos para as periferias.

26- Esporte é direito!
Esporte é vida, saúde e direito, especialmente nas áreas mais precárias da cidade. Vamos trabalhar para apoiar atividades esportivas nas periferias, fortalecendo e incentivando grupos e coletivos locais.

27- São Paulo Acessível
O direito à cidade é universal para todas as pessoas, principalmente as PCDs. É fundamental ampliar a acessibilidade em espaços públicos, com infraestrutura e tecnologia voltadas para a inclusão de todas as pessoas.

28- Educação Inclusiva para Estudantes com Deficiência e TEA
Vamos atuar junto à Rede Municipal de Ensino para garantir suporte a estudantes com deficiência e transtorno do espectro autista, promovendo uma cultura de inclusão para todas as crianças.

29- Direito ao Brincar
A primeira infância é uma das fases mais importantes da vida. E por isso, vamos trabalhar para garantir o direito das crianças ao lazer e à convivência com a comunidade, investindo em espaços públicos com segurança e infraestrutura.

30- Política Nacional para a Primeira Infância!
Vamos trabalhar em programas de incentivo às empresas para adotar licenças maternidade e paternidade que garantam o direito ao convívio familiar nos primeiros meses de vida, proporcionando a saúde e o desenvolvimento pleno das crianças.

31- Política de Cuidados para a Pessoa Idosa
O direito à velhice precisa ser uma garantia de vida, principalmente para as pessoas das periferias, e para isso, vamos atuar pelo acesso à saúde, cuidados e atendimento com Unidades de Referência em todas as regiões da cidade.

32- Centros do Cuidado
Vamos trabalhar para garantir o cuidado e o acolhimento de mães e crianças no parto e pós-parto, especialmente nas regiões periféricas, criando espaços para atendimento integrado com serviços de saúde e apoio psicológico.

33- Tolerância Zero à Violência contra a Mulher!
A violência contra a mulher não pode ser tolerada. Durante a atual gestão, os casos de violência contra a mulher aumentaram de forma assustadora. Por isso, vamos trabalhar, junto ao futuro prefeito Guilherme Boulos, para ampliar os serviços de atendimento às mulheres vítimas de violência, fortalecendo campanhas de conscientização, aumentando o acolhimento às vítimas e expandindo o acesso ao auxílio-aluguel para mulheres em situação de violência.

34- Programa de Saúde da Mulher!
A saúde da mulher merece atenção e cuidado especial, principalmente nas periferias. Vamos trabalhar para fortalecer políticas públicas voltadas à saúde da mulher, com foco na prevenção e tratamento eficaz de condições específicas da saúde dessa população.

35- Educação antirracista começa na escola!
Vamos atuar junto à Rede Municipal para garantir a implantação da Lei 10.639/2003, que prevê o ensino da história e da cultura afro-brasileira nas escolas, promovendo a formação antirracista no currículo de toda a comunidade escolar.

36 – Enfrentamento e Combate à Violência contra a Juventude Negra, Pobre e Favelada!
Vamos atuar em parceria com a Prefeitura e as Secretarias Municipais, trabalhando em diversas iniciativas nas áreas de cultura, lazer, esporte, formação profissional e empreendedorismo voltadas para as periferias, a fim de fortalecer o combate à violência contra a juventude negra, pobre e periférica. Além disso, vamos monitorar as violações de direitos humanos, abusos e violências praticadas por agentes e autoridades públicas.

37 – Mais Saúde para a População LGBTQIA+
Respeito à diversidade também se faz com políticas de saúde! Vamos trabalhar para ampliar o acolhimento e o atendimento às comunidades LGBTQIA+ na rede de saúde, garantindo um atendimento inclusivo, com foco nas necessidades de cada um desses grupos e no respeito à pluralidade e à diversidade.

38 – São Paulo sem Desigualdade!
Cidade rica é cidade sem desigualdade! Não é possível tolerar que a qualidade de vida de uma pessoa dependa do bairro em que ela mora. Por isso, vamos atuar para levar investimento, infraestrutura e serviços públicos aos bairros periféricos, promovendo cultura, educação, esporte e lazer, e garantindo o acesso e o direito à cidade ao povo das nossas favelas.

39 – O Povo no Orçamento!
A cidade é do povo que a constrói, e nada mais justo do que garantir que as pessoas que fazem o orçamento acontecer possam opinar e participar das decisões que serão tomadas com o dinheiro delas. Vamos lutar pela participação inclusiva e regionalizada no orçamento da cidade.

40 – Chega de Confisco!
Vamos trabalhar para garantir que todos os funcionários municipais tenham o direito à negociação coletiva, respeitando a autonomia sindical e mantendo o Sistema de Negociação Permanente ativo. Também vamos lutar por uma nova política de valorização salarial, com a reposição das perdas causadas pela inflação e pela revogação do confisco de 14% no benefício de aposentados e pensionistas.